Close Menu

Busque por Palavra Chave

SUSTENTABILIDADE

Semana do Meio Ambiente | Conscientização é vital para manutenção de áreas verdes

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/06/2018 14:05 - Atualizado em 08/06/2018 14:05
Eco Parque Guarany está passando por melhorias e receberá a instalação de novas pinguelas (Foto: Axe Schettini/LÊ) Eco Parque Guarany está passando por melhorias e receberá a instalação de novas pinguelas (Foto: Axe Schettini/LÊ)

Por Vitória Schettini

Espaços ao ar livre podem despertar o interesse para a preservação e conscientização ambiental, além derem locais para a prática de atividade física, recreação ou descanso. Em Xaxim, os munícipes podem desfrutar de espaços arborizados e ter contato com a natureza em dois locais belíssimos, o Eco Parque do bairro Guarany e o Eco Parque Eduval Ogliari Sol Nascente.

De acordo com Rosemir Duz, diretor de Urbanização da Prefeitura de Xaxim, o Eco Parque do bairro Guarany, localizado próximo à antiga Unochapecó, foi recentemente limpo e cerca de 12 caçambas de lixo, com galhos de árvores e plásticos, foram retiradas do espaço, para oferecer um melhor local de lazer aos xaxinenses. “Nós retiramos o entulho e o próximo passo é fazer a pinturas dos meios-fios e colocar brita na trilha principal, onde as pessoas utilizam para fazer caminhada. Em seguida, colocaremos duas pontes, uma de sete metros e outra de 6,5m, com corrimão nas laterais e feitas com madeira tratada”, reforçou Duz.

Outra opção para os xaxinenses é o Eco Parque Eduval Ogliari Sol Nascente, inaugurado em 2015. Com uma área de 18.815m² e 117,19m² de área construída, o Eco Parque fica no loteamento Sol Nascente, na rua Salvador, próximo à Rafitec. O local conta com iluminação, bancos, aparelhos de ginástica e área verde, que proporciona trilhas e encontro com amigos e familiares.

O Eco Parque é utilizado pela comunidade, escolas, escoteiros e pela ONG Salva, que usa o espaço para realizar ações e atividades voltadas a crianças e adolescentes. A fauna é rica, contando com espécies nativas de sete-capotes, louro, canela-amarela, canela-preta, grapiá, guajuvira, coqueiro, timbó, cereja, pitanga, guaratica, araçá e araucária.

NOVAS IDEIAS

Segundo Duz, há um projeto, em conjunto com a Diretoria do Meio Ambiente e com a Secretaria de Infraestrutura, para o plantio e cuidado de mudas, juntamente com os xaxinenses. “Nós queremos reunir as pessoas da comunidade para cuidar das ruas e dos bairros, plantando flores nos canteiros e nas rótulas da cidade. Se der certo, faremos o plantio, a adubação e os moradores se encarregam de fazer a irrigação das mudas. Queremos deixar Xaxim mais verde e arborizada, plantando mais árvores”, finaliza o diretor de Urbanização.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro